Vacina HPV
Atualmente existem duas vacinas diferentes contra o HPV. Cabe ao médico decidir qual vacina será recomendada.
Indicações:
Protege contra as doenças causadas pelo papiloma vírus humano (HPV). Alguns tipos de HPV estão envolvidos no surgimento das verrugas genitais (ou condilomas) e outros tipos relacionam-se ao desenvolvimento de câncer genital (colo de útero, vulva, vagina, pênis, ânus). Virtualmente todo câncer de colo de útero é causado por infecção pelo HPV.
Quem pode se vacinar:
Meninas e mulheres dos 9 aos 26 anos. Mulheres de outras faixas etárias só com apresentação da prescrição médica específica. Idealmente, a vacinação deve ser feita antes do início da atividades sexuais - entre 11 e 12 anos de idade, ou mesmo antes, a partir de 9 anos de idade. A vacina quadrivalente do HPV foi licenciada pela ANVISA, em 23/05/2011, para meninos e homens entre 9 e 26 anos de idade, para prevenção das verrugas genitais e câncer anal e peniano; também deve ser recomendada o mais cedo possível, a partir de 9 anos de idade.
Contraindicações:
Hipersensibilidade aos componentes da vacina (anafilaxia), reação alérgica importante após alguma anterior dose desta vacina, gestação (pois não existem estudos de segurança).
Esquema de doses:
- 3 doses, sendo a segunda um ou dois meses após a primeira (dependendo da vacina utilizada) e a terceira seis meses após a primeira.
Reações Adversas: Raras e geralmente locais (dor, vermelhidão, inchaço, prurido). Reação sistêmica (febre) também é rara.
Via de aplicação: Intramuscular.